Home

Perita especializada em Perícia Judicial e extrajudicial Grafotécnica e Documentoscópica.

Perícia Grafotécnica
A perícia grafotécnica tem por finalidade averiguar quanto à autenticidade ou falsidade ou determina a autoria gráfica de um material manuscrito, seja em forma de texto, de assinatura ou outro gesto gráfico.

O que é necessário para realizar uma Perícia Grafotécnica?

Para a realização de perícia em uma assinatura/grafia considerada suspeita, é imprescindível examiná-la comparativamente com assinaturas/grafias autênticas.

Deste modo, é de extrema necessidade que o perito obtenha o maior número de Padrões Autênticos, para que possa fazer os cotejamentos entre a assinatura/grafia questionada com os padrões de assinaturas/grafias. Preferencialmente, os padrões gráficos de cotejo deverão satisfazer a 04 (quatro) requisitos: autenticidade, adequabilidade, contemporaneidade e quantidade.

Os escritos padrões podem ser divididos em duas categorias: as pré-existentes e as coletadas pelo Perito:

  • As pré-existentes são aqueles encontrados em documentos pessoais: tais como no RG, Título de Eleitor, Passaporte, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho…; em documentos  públicos, tais como, em Escrituras, Procurações; e em documentos particulares, tais como: em Contratos, Recibos… 
  • Coletados pelo Perito: São padrões coletados especificamente para a perícia, frequentemente o Perito o utiliza quando não dispõe de quantidade suficiente de padrões pré-existentes.

Como o perito procede aos exames?

O perito ao realizar os exames não faz meras comparações visuais a olho nu como muitos imaginam. Pelo contrário, além de demandar longas horas de estudo sobre o comportamento gráfico da peça em questão, na maioria das vezes, o Perito utiliza ferramentas, tais como: scanners de alta resolução, lupas diversas, microscópios, softwares específicos, luzes ultravioleta, câmaras fotográficas de alta resolução, ampliadores óticos entre outros. A utilização de equipamentos permitirá ao especialista obter uma conclusão decisiva sobre o estudo.

 Perícia Documentoscópica
A perícia documentoscópica tem por finalidade o exame de todos os elementos que compõem o documento, o suporte, o instrumento escritor, a tinta, a contemporaneidade dos lançamentos…